Gestão e Controle de Estoque em Restaurantes e Bares

Fazer o controle de estoque do restaurante é uma das tarefas mais importantes e exige dedicação e persistência.

O controle eficiente do estoque evita desperdícios, perdas de mercadorias e até roubos podem ser identificados com mais facilidade.

Produtos comprados em excesso dos fornecedores, itens com data de validade vencida, perdas e extravios são situações que podem ser tranquilamente resolvidas e lhe render uma boa economia.

Veja a seguir o passo a passo que preparamos para você entender como funciona o processo do controle de estoque

Classifique os produtos

Uma maneira simples de otimizar o controle de estoque no restaurante é organizar os itens por categoria. Isto ajuda na organização e facilita no processo de levantamento para as compras de novos produtos.

Defina as categorias principais como carnes, hortifruti, laticínios, etc. Você pode criar em seguida subcategorias para refinar ainda mais o armazenamento como Carnes: boi, porco, aves, peixes, etc. Pode até dar um certo trabalho no começo, mas a recompensa é considerável. Todo o tempo que você perder separando itens por grupos será convertido em ganho mais adiante.

Realize balanços periódicos do Estoque (Inventário)

Estipular prazos para a conferência do estoque também é uma estratégia que funciona muito bem, principalmente em estoques de alta rotatividade, como o de restaurantes.

O interessante dessa dica é conseguir identificar rapidamente os itens com mais saída e os que ficam armazenados por mais tempo. Assim, você já sabe quais produtos requerem mais atenção na substituição e quais mercadorias demandam maior cuidado no armazenamento.

O importante é definir períodos específicos de verificação de acordo com a rotatividade de cada produto, evitando a escassez ou acúmulo desnecessário e outros riscos, como ultrapassar a data de validade, por exemplo.

Delimite uma quantidade mínima e máxima para os insumos

Dois fatores são comuns na falta de controle de estoque: o desperdício e a falta de produtos. Definir as quantidades mínimas e máximas dos produtos ajuda a evitar que estes erros comuns ocorram do restaurante.

Não é fácil encontrar o ponto de equilíbrio, até porque a demanda pode aumentar ou diminuir de acordo com cada época. Portanto, não use essa estratégia baseada em achismos. Levante as informações e analise os pratos que mais saem em cada período e os que são menos pedidos. A partir daí, já dá para ter uma ideia sobre a quantidade mínima e máxima de cada ingrediente.

Identifique produtos em excesso no estoque

Produtos em excesso no estoque são um sinal de dinheiro parado. Identifique os produtos em excesso ou com vencimento próximo da validade e realize algumas estratégias para desovar estes produtos mais rapidamente.

Crie pratos com preços promocionais e informe para a sua equipe de vendas que determinados pratos precisam ser sugeridos aos clientes. Uma boa estratégia neste sentido é criar o prato “Sugestão do Chef” e colocar no menu. Isto colabora para que os insumos em excesso no estoque tenham um escoamento mais rápido até voltarem à quantidade ideal.

Invista em um sistema de Controle de estoque e Gestão de Fichas Técnicas

O controle de estoque e a gestão de fichas técnicas são as duas principais ferramentas para que o administrador de um restaurante tenha o controle de sua operação quando falamos de insumos e economia.

Um bom sistema de estoque deve oferecer relatórios para que o controle seja realizado diariamente. Sistemas de controle de estoque complexos nem sempre são a melhor solução para pequenos e médios negócios. O importe é um sistema de controle de estoque que alie fácil usabilidade para o uso diário com eficiência.

Um dos sistemas mais populares do mercado e com ótimo custo benefício utilizado por muitos restaurantes é o oferecido pela GR Gestão de Restaurantes que além de sistemas oferece treinamentos online para todos os setores de um restaurante. Vale a pena dar uma conferida clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *