O QUE AVALIAR PARA CONTRATAR UM AUXILIAR DE COZINHA?

Formar uma equipe competente para trabalhar no seu restaurante é um grande desafio. Por isso, na hora de selecionar e entrevistar um candidato para uma vaga é necessário prestar atenção em certas habilidades imprescindíveis para cada uma das funções.

Para te ajudar nessa missão, este artigo tem como finalidade mostrar o que você deve avaliar na hora de contratar um auxiliar de cozinha, funcionário que é peça fundamental para o seu restaurante. Confira!

Características que você deve procurar em um auxiliar de cozinha

O auxiliar de cozinha, antes de mais nada, precisa ser uma pessoa muito organizada, pois é de responsabilidade dele realizar o pré-preparo e a higienização de todos os alimentos que serão servidos no restaurante, tendo até de iniciar o preparo de alguns pratos. Por isso, é interessante que ele tenha também habilidade com facas e outros objetos cortantes.

Outra característica importante neste profissional é que ele trabalhe bem em grupo e aceita receber ordens, já que seguirá as orientações dadas pelos cozinheiros para cortar, ralar e descascar cada alimento.

Além de tudo isso, o auxiliar de cozinha precisa ter conhecimento amplo sobre a higienização e armazenamento correto de alimentos, conhecendo as normas da Vigilância Sanitária. Isso porque é ele que irá estocar cada ingrediente, sendo que, para garantir que os clientes não correrão o risco de serem contaminados, cada alimento precisa estar guardado e ser preparado da forma adequada.

Manter a cozinha, utensílios, geladeira e despensa limpos e organizados, etiquetar os mantimentos com a data de validade e auxiliar o Chef são outras tarefas do auxiliar de cozinha.

Além das características enumeradas, um auxiliar de cozinha precisa saber trabalhar sob pressão e ser ágil. Ademais, precisa ter um curso profissionalizante ou especialização na área de cozinha. Se o candidato tiver um conhecimento comprovado em normas da Vigilância Sanitária, ganha pontos.

Como avaliar um auxiliar de cozinha?

Agora que você já sabe a formação e as habilidades essenciais que um auxiliar de cozinha deve ter, faça um teste prático com cada um dos candidatos. Peça para eles irem em dias diferentes ao seu restaurante e, com base no seu cardápio, dê como tarefa preparar e limpar alguns ingredientes, cozinhar alguns alimentos e, por último, estocar corretamente os insumos.

Estipule precisamente os trabalhos que eles terão que desempenhar e coloque um tempo de duração para o teste em geral. Enquanto cada um deles cumpre as incumbências, preste atenção na forma como atuam dentro de uma cozinha e observe os detalhes imprescindíveis a um profissional dessa função.

Gostou de saber o que avaliar para contratar um auxiliar de cozinha? Então, continue navegando pelo site e tenha acesso a mais conteúdos como este.

Fonte: http://marciacalderon.com.br

5 comentários sobre “O QUE AVALIAR PARA CONTRATAR UM AUXILIAR DE COZINHA?

  1. Excelente texto, linguagem clara, objetiva … acaba de me ajudar na construção da ficha profissiográfica de um projeto de conclusão de curso no Senac. Muito obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *