Quanto custa montar um restaurante?

Montar um restaurante é uma tarefa que exige muito planejamento, pesquisa de mercado e análise dos custos de implantação. Este planejamento se faz necessário para que o investimento para este novo empreendimento fique dentro das possibilidades do novos investidos e impede que custos financeiros não planejados apareçam no decorrer do percurso.

Cada tipo de restaurante tem um custo de implantação diferente, já que as características físicas, estruturais e operacionais variam para cada tipo de restaurante.

Mas, como ter em mente quanto será gasto com o seu negócio de alimentação? Fique tranquilo, porque nesta matéria separamos as principais dicas de como abrir restaurante. Veja a seguir!

montar restaurante

Custos com equipamentos para restaurantes

Definir quais serão os equipamentos para restaurante exige bastante cautela e atenção sobre o que é mais importante para o seu negócio.

Entender como será a sua demanda de produção ajudará a dimensionar o equipamento correto e evitar sustos desnecessário com aquisição. Se o estabelecimento precisa num primeiro momento de 3 freezers horizontais de 400 litros, talvez 2 freezes de 550 lt tenha um custo menor com praticamente a mesma capacidade de armazenamento e custo mais em conta.

Outro exemplo. Um liquidificador industrial é substancialmente mais caro do que um liquidificador para uso residencial, mas de acordo com a necessidade um industrial seja uma opção melhor pois não irá estragar com facilidade devido à demanda e potência necessária para bater molhos por exemplo.

Neste site você encontrará uma Planilha para Calcular o custo inicial de investimento para montar um restaurante que será muito útil nesta fase do projeto.

Quanto custa para legalizar um restaurante?

O investimento gasto com licenças para abrir restaurante varia muito, de acordo com o estado e município. 

No geral, existem taxas, registros em cartório e os honorários de um contador, cartórios e etc.

A burocracia para montar um restaurante é uma das etapas um pouco mais chatas do processo, mas completamente importante.

Para isso, é preciso verificar junto ao Sefaz, ou prefeitura do município onde deseja abrir. Isso porque, de acordo com estado e cidade, a documentação pode mudar.

Estes são alguns dos documentos que geralmente são necessários para manter seu restaurante dentro da lei. Confira! 

  • Registro na Junta comercial do Estado;
  • Alvará de localização e funcionamento;
  • Inscrição Estadual;
  • Procedimentos Operacionais Padronizados.
  • Auto de vistoria do corpo de bombeiros;
  • Certificado de responsável técnico;
  • Certificado de Limpeza e Desinfecção dos Reservatórios de Água;

Para suprir essa questão de burocracia, é interessante já deixar preparado uma reserva, pois o valor gasto com essa documentação pode ser relevante.

Quanto vou gastar com a estrutura física?

Os gastos com estrutura física podem variar muito de um imóvel para outro.

Encontrar um local que se adapte com o que você planeja, em um ponto que vá de encontro com o seu público alvo, é bastante complicado, então adequações provavelmente ocorrerão.

É fundamental avaliar com cuidado às condições do local. Desse modo, ficar atento em relação a fiação elétrica, infiltrações, vazamentos e rachaduras é muito importante.

Investir em um imóvel maior pode ser interessante visando um crescimento futuro.

O valor do aluguel gira em torno de  7% da receita do estabelecimento, portanto veja suas metas e projeções de venda para entender se seu empreendimento será capaz de banco o valor do aluguel.

Abastecimento inicial com ingredientes e insumos?

O valor gasto com a compra inicial de ingredientes e insumos também deve ser considerada, pois ela terá um valor alto já que o estoque está totalmente zerado.

A dica aqui é dimensionar bem a quantidade de insumos para atender sempre dois a três dias a mais do que o planejado para evitar eventuais surpresas e falta de mercadoria de última hora, pois como será um período de inauguração medir a demanda real é mais complicado neste início.

Faça sempre cotações de produtos e Escolha bons fornecedores, evite compras constantes em supermercados e fique atento aos prazos de entrega para não deixar faltar mercadoria.

Monte um plano de negócios para o restaurante

O Plano de Negócios serve como um guia para te ajudar na hora de iniciar o seu empreendimento. Ele serve como um mapa para que você não se perca, gastando com o que não deve e ficando apertado no fim do mês.

Nele, você deve descrever detalhadamente as etapas com que precisa gastar, como custo com funcionários, estoque, aluguel, luz e água, etc. É preciso ter isso em mente antes mesmo de começar a pesquisar essas questões. 

Porque  é necessário saber primeiro quanto você pode gastar, para depois analisar quanto será realmente preciso investir. Além disso, é preciso deixar uma reserva para emergências – o fundo de caixa.

Como preparar um fundo de caixa seguro? 

Essa etapa é importante para conseguir superar crises e manter a empresa em dia mesmo que haja algum atraso de recebimento.

É preciso sempre levar em conta que mesmo que o seu negócio não vá bem, é sua obrigação arcar com o pagamento dos funcionários em dia.

Outras questões podem ser adiadas e parceladas, mas o salário deles, não. Afinal, todos que trabalham também têm suas dívidas para honrar. 

Portanto, para preparar um fundo de caixa seguro para o seu negócio, a melhor coisa a se fazer é somar todos os gastos mensais. 

Imagine que em um mês você tenha lucro zero, ainda assim, precisará dar conta se suprir todas as necessidades da sua empresa.

Então, lembre-se que quanto maior o seu fundo de caixa, mais tranquilo você poderá ficar em relação às suas despesas de montar um restaurante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *