Quero montar um restaurante e não sei por onde começar

Esta é a pergunta de todo empreendedor de primeira viagem que pretende montar um restaurante mas não sabe por onde começar. A GR preparou um passo a passo das principais etapas na preparação para o seu novo empreendimento: O Restaurante.

1º Passo – Definir o tipo do negócio

A concepção da ideia inicial deve ser colocada em prática nesta etapa. Que tipo de restaurante pretendo montar? A la Carte, Self-service, pizzaria, churrascaria, japonês, etc…

2º Passo – Pesquisa de mercado

Como ter garantias de que a sua ideia será bem aceita pelo mercado e principalmente na região onde pretende montar o restaurante? A melhor opção é realizar uma pesquisa de mercado para conhecer qual é a aceitação ou a demanda do público consumidor com este tipo de restaurante na região. Há carência deste negócio ou já está saturado em sua região? A pesquisa pode revelar novos caminhos para decisões mais acertivas

3º Passo – Plano de Negócios do Restaurante

Entre todas as etapas considere o Plano de Negócios como uma das mais importantes. O plano de negócios é uma ferramenta fundamental para montar qualquer empreendimento e com um restaurante não seria diferente. Através dele você vai catalogar toda e qualquer informação sobre seu futuro negócio como o modelo de negócio, a pesquisa de mercado, a concorrência, o marketing, os custos envolvidos com a formalização, aluguel, obras e reformas, equipamentos e utensílios, o cardápio, os colaboradores necessários. Por fim com o plano de negócio concluído você será capaz de identificar a viabilidade do seu negócio, principalmente se você possui o capital necessário para torná-lo realidade ou se precisará de um empréstimo. Até mesmo o banco precisará acreditar na sua ideia e na viabilidade identificada através do seu plano de negócios para te conceder um empréstimo. Neste link você encontra o E-book desenvolvido pela GR chamado “Como montar um restaurante” e nele também há um plano de negócios.

4º Passo – Formalização do Restaurante

Esta etapa é a mais burocrática mas importante. Será necessário verificar junto ao município se o imóvel desejado para montar o restaurante está em um zoneamento permitido para este tipo de operação. Caso esteja tudo certo deixe o resto com o seu escritório de contabilidade. Ele realizará todos os procedimentos para formalização como CNPJ, inscrição estadual, contrato social.

5º passo – Elaboração do Cardápio

Mas isto parece tão estranho. Porque antes mesmo da reforma já temos que pensar no cardápio? O tipo de cardápio e a forma como os pratos serão elaborados diz muito até mesmo a respeito do tipo de equipamento necessário, o dimensionamento destes equipamentos, bancadas, área de trabalho, estoque e muito mais. Esta é uma das etapas que muitos costumam pular deixando para o final, mas o arrependimento de não ter dado maior atenção a esta etapa chegará bem rápido. Na página da GR você encontra o E-book “Planejamento de Cardápios para Restaurantes” e também um “Kit de Cardápios para Restaurantes Self-service” que podem te auxiliar muito neste processo.

6º passo – Reforma do Restaurante

A etapa da reforma é uma etapa empolgante e ao mesmo tempo desgastante. Empolgante porque começamos a ver o nosso sonho se tornar realidade. Desgastante porque você será bastante exigido nesta etapa. O importante aqui é a contratação de um profissional que tenha conhecimento na área de restaurantes para realizar a sua obra. Pontos cruciais podem ser esquecidos por um profissional descuidado como acesso para deficientes, pontos de energia e água instalados nos locais corretos, caixa de esgoto nos locais adequados e de fácil limpeza, dutos de exaustão e assim por diante.

7º Passo – Compra de móveis e equipamentos

Esta é uma etapa que também necessita do apoio de quem possui conhecimento na área. Quanto aos móveis não foque seu olhares apenas para a beleza, pense também na durabilidade. Os equipamentos devem ser adquiridos de acordo com a demanda necessária. Equipamentos subdimensionados não produzirão na velocidade que o restaurante precisa e equipamentos superdimensionados irão impactar muito no seu orçamento. Por isto a opinião de um profissional nesta etapa é muito importante.

8º Passo – Contratação de mão de obra

Durante o processo de montagem e reforma do restaurante aproveite para começar a levantar alguns currículos e entrevistas. Encontrar profissionais competentes e disponíveis no mercado da gastronomia pode levar um tempo. Para os cargos principais como gerência, chef de cozinha, cozinheiros e garçons contrate profissionais com experiência comprovada. A operação do restaurante ocorrerá de forma bem mais fácil com profissionais que já conhecem bem o setor.

9º Passo – Inauguração do Restaurante

Você pode escolher inaugurar seu restaurante de duas formas. A primeira delas é fazendo uma divulgação maciça para atrair o máximo de pessoas possível e começar o primeiro dia já com o estabelecimento lotado. Este formato de inauguração é indicado para quem já possui experiência na área, porque se o estabelecimento não estiver preparado para uma grande demanda de cliente tudo pode ir por água abaixo e os clientes começando a falar mal logo no primeiro dia. Outra forma de inaugurar o estabelecimento de forma mais tranquila é chamado de “soft open”, ou seja inaugurar de forma suave, sem muito alarde. Isto permite que o restaurante tenha alguns dias para se adaptar e corrigir problemas com um fluxo menor de clientes e estar mais preparado à medida em que o restaurante começar a encher.

10º Passo – Gestão do Restaurante

Agora que o estabelecimento já está em pleno funcionamento o mais importante é manter um bom gerenciamento com foco na lucratividade. O foco daqui por diante é “CONTROLE”, para minimizar os desperdícios, otimizar os processos e manter a operação fluida. Por fim jamais se descuide do aprendizado constante. A GR disponibiliza para seus clientes uma plataforma repleta de cursos de gestão e operação de restaurantes com vídeos, e-books, planilhas, controles, check-lists, documentação técnica e muito mais. Para conhecer mais sobre o nosso CONTEÚDO PREMIUM clique aqui e descubra porque os restaurantes de sucesso utilizam o nosso Conteúdo.

Quer manter-se atualizado? Cadastre-se!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *