Vale a pena contratar serviços de delivery como ifood, ubber eats e loggi para o seu restaurante ou bar?

A cultura de pedir comida vem passando por grandes mudanças nos últimos anos, principalmente com a chegada dos aplicativos de delivery que trouxeram mais comodidade e praticidade na hora de pedir comida.

Com esta nova tendência cada vez mais os restaurantes estão aderindo a estas ferramentas com o objetivo de vender para um público ainda maior. Mas será que é realmente vantajoso para os restaurantes e bares vender seus produtos através destas plataformas?

Veja nossa análise sobre os pontos positivos e negativos destas plataformas:

Positivo: Alcance um público ainda maior

Estas plataformas de delivery investem pesado em publicidade, justamente para atrair o maior número de consumidores interessados em pedir comida. Com isto o seu restaurante começará a vender para um público que jamais teve o conhecimento da existência do seu restaurante. Uma ótima oportunidade para vender para um público bem maior do que esta acostumado.

Negativo: Pagamento de comissão

É claro que todas essas facilidades digitais têm um preço. Para utiliar esta ferramenta as empresas de aplicativos cobram uma comissão para cada venda efetuada. A questão neste caso é ficar atento aos valores das comissões que podem variar de 10% a 25%. Então cabe ao empresário conhecer o preço de custo real de seus produtos para aplicar a margem correta para vender por aplicativos e não ficar no prejuízo. Neste link há uma excelente ferramenta para calcular o preço de custo e de venda dos pratos chamado Ficha Técnica. Vale à pena conferir.

Positivo: Aumento no volume de vendas

Que os aplicativos funcionam bem e que realmente trazem novas vendas para o estabelecimento é fato. Para restaurantes que estão iniciando suas atividades ou para negócios que estão com a mão de obra ociosa, está é uma ótima oportunidade para alavancar as vendas e fazer o negócio começar a dar certo.

Negativo: Concorrência

Obviamente, não foi apenas o seu restaurante que começou a vender seu produtos através dos aplicativos delivery. Consequentemente o cliente que está na sua região irá receber tanto ofertas do seu restaurante quanto ofertas do seu concorrente. O importante neste caso é prestar um bom serviço e oferecer um produto de qualidade para conquistar o cliente e fidelizá-lo.

Positivo: Deixe que o aplicativo venda para você.

Uma das grandes vantagens dos aplicativos de delivery é que o restaurante não precisa manter um ou mais funcionário cuidando do processo de vendas, pois tudo acontece automaticamente. O cliente entra no aplicativo, escolhe o que comer, paga e recebe o produto. Desta forma não há aquele colaborador dedicado exclusivamente para atender aos pedidos por telefone e nem vendas perdidas por a linha estar ocupada.

Negativo: Pagamento das vendas

Sempre que o restaurante efetua uma venda pelo aplicativo fica creditado em sua conta de aplicativo o valor que ele tem direito a receber. Entretanto estes créditos não são pagos imediatamente e vão se acumulando no decorrer de alguns dias até poderem ser resgatados. Portanto é preciso ter um fluxo de caixa suficientemente confortável para não depender do valor das vendas de imediato.

É possível perceber que os aplicativos de delivery vieram para ficar, mas é importante que os gestores dos restaurantes tenham um conhecimento pleno do seu negócio, principalmente no que envolve o capital de giro e a margem de lucro dos seus produtos para que a ferramenta possa trabalhar para seu estabelecimento de forma vantajosa e não de forma que o seu restaurante trabalhe para a plataforma. Fique atento!!!

Para saber mais como gerenciar e administrar o seu restaurante ou bar a GR Gestão de Restaurantes oferece diversos cursos em vídeos, e-books, planilhas de controle e tudo que o administrador precisa para gerenciar bem o seu negócio. Confira os cursos aqui.

Quer manter-se atualizado? Cadastre-se!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *