A preocupação com o que consumimos é algo crescente e por consequência profissões como a de nutricionista tem ganhado uma atenção diferente. O plano de carreira de um nutricionista hoje é bastante diferente de antes justamente pela mudança de comportamento das pessoas, passamos a nos perguntar o que um Nutricionista faz e ter mais interesse nessa área.
Pensando nisso, trazemos uma explicação dos trabalhos desse profissional e também dicas de como montar um plano de carreira com foco na gestão de restaurantes.
O que um nutricionista faz?
O Nutricionista é um profissional da área da saúde. Ele estuda os alimentos e os efeitos que eles produzem em nosso organismo. Ele pode atuar em diversas áreas, como mostraremos a seguir, sendo as funções mais conhecidas a prescrição de dietas para indivíduos
Plano de carreira: quatro passos para te guiar
Para uma carreira de sucesso é preciso, além de conhecimentos, um bom plano de carreira e muita pesquisa. Separamos quatro pontos essenciais para lhe guiar.
Conheça bem o mercado
Como afirmamos sempre aqui na GR, conhecimento é tudo e nunca é desperdiçado, por isso conheça muito bem o seu mercado. Procure se atualizar sobre as atuações dos profissionais e as possibilidades de trabalho.
Escolha uma área de atuação
É preciso saber o que você quer e daí dar o primeiro passo, por isso pesquise sobre cada uma das áreas de atuação e encontre aquela que você mais se identifica. Separamos oito áreas de atuação que você pode escolher.
- Nutrição clínica
- Indústria de alimentos
- Nutrição esportiva
- Escolas
- Saúde coletiva
- Marketing na área de alimentação e nutrição
- Ensino
- Gastronomia (mais indicado)
Especialize-se
Em qualquer mercado, o que te diferencia é um bom currículo, por isso invista em especializações e pós que estejam de acordo com o mercado que você quer atuar. Além do diferencial, conhecimento nunca é demais.
Invista em marketing pessoal
Uma vez que você já tenha executado todos os passos anteriores e tenha segurança sobre o que quer fazer e onde quer atuar, chegou o momento de fazer seu trabalho ser visto. Investir em marketing pessoal, ao contrário do que muitos pensam, não é simplesmente procurar um profissional da área e investir em publicidade.
Procure apresentar seu trabalho a pessoas que não o conhecem, frequentem lugares onde gostaria de trabalhar e invista no seu networking a partir da sua já conhecida lista de contatos para só depois ter condições e necessidade de investir de fato.