montar um restaurante

Como montar um restaurante de macarrão ao vivo

Quer saber como montar um restaurante de macarrão ao vivo? É isso que eu vou te ensinar agora! Durante esse artigo eu vou te apresentar detalhes que são importantes e que vão te ajudar nesse empreendimento.

Nada melhor do que procurar conhecimento técnico e específico sobre um negócio antes de sair montando sem saber como as coisas funcionam. Isso vai permitir que você tome as melhores decisões e evite prejuízos.

Então só de você estar aqui já significa que seu objetivo é realmente ter sucesso, é ser mais do que qualquer um, você realmente quer fazer a diferença, não é?

Por isso eu peço que faça duas coisas: Primeiro você precisa ler o que tem aqui e anotar o que pode ser aplicado aí na sua região de acordo com os costumes locais e com o seu perfil pessoal.

Segundo: Você precisa colocar em prática tudo que aprender! Sim, precisa ir para ação! Se você ficar só na teoria o seu projeto nunca vai sair do papel e você nunca terá um negócio de sucesso.

Para gente conseguir qualquer coisa nessa vida a gente precisa colocar a cara à tapa, pagar o preço do nosso sonho e não desistir até conseguir. Está preparado? Então fica comigo e aprende como montar um restaurante de macarrão ao vivo.

Entendendo o que é um restaurante de macarrão ao vivo

Acho que a primeira coisa aqui é deixar bem claro o que significa o termo “macarrão ao vivo”. Eu confesso que vi isso há alguns anos atrás e não entendia como o macarrão podia estar ao vivo ou não… Loucura, não é?

Passada a minha “ignorância”, me deparei com essa opção de restaurante na minha antiga faculdade e achei a ideia incrível! Você pode escolher a massa, o molho e um monte de acompanhamento para compor o seu prato.

Além de ser rápido e ter um preço bem atrativo, você tem a possibilidade de personalização do jeitinho que você quiser! Não corre o risco de comer algo que não gosta e ainda pode fazer a mistura que quiser.

Então é isso! A partir do momento que você abrir um restaurante de macarrão ao vivo, você estará com uma espécie de fast food de macarrão, com um preço justo e excelentes opções para os seus clientes.

Entendendo o que significa o negócio fica mais fácil planejá-lo e estruturá-lo. Lembrando que apesar de essa ser a sua formatação, você não precisa seguir um modelo pré-definido, quanto maior a inovação, melhor!

Você precisa começar pelo planejamento

Não dá para falar sobre parte estrutural de como montar um restaurante de macarrão ao vivo sem mencionar o quanto é importante ter um bom planejamento! Sem isso você fica a mercê de qualquer coisa!

Planejar significa primeiro compreender todas as suas possibilidades. Desde a questão financeira quanto a questão de tempo e esforço. A partir daí você coloca no papel os seus objetivos e vê o que pode ser feito com isso.

Tendo tudo isso na mesa você tem uma visualização muito melhor do seu negócio, mesmo antes de ele realmente surgir fisicamente. Assim você consegue evitar erros, prejuízos e ainda consegue montar estratégias mais efetivas.

Por mais que você ache chato ou até esteja franzindo a sua testa agora, acredite em mim: Isso é muito importante e faz parte do seu negócio!

Ter controle sobre as coisas vai te ajudar a ter fôlego e capacidade de crescer e chegar aonde você bem entender. Vai te dar estrutura para se tornar referência.

Cuide da parte burocrática

É fundamental que você se preocupe com o seu negócio legalmente. Não dá para montar um restaurante de macarrão ao vivo se você não tiver as condições e licenças corretas para isso.

Acredito eu que um dos segredos do sucesso é justamente trabalhar de forma correta! Então, em hipótese alguma, tente começar o seu projeto ilegal, de forma errada. Além de te dar uma dor de cabeça você pode manchar o seu nome e perder dinheiro.

No caso de um estabelecimento voltado para alimentação, além da parte de abertura de uma empresa (como em qualquer outro empreendimento) você terá que ir até à Prefeitura e ver quais são as exigências da Vigilância Sanitária.

A partir daí você tem que seguir tudo que eles estipularem e manter isso mesmo depois de conseguir a sua licença. Isso garante segurança e qualidade para os seus clientes.

Como montar um restaurante de macarrão ao vivo: Localização, estrutura e equipamentos

Já que você já sabe a parte burocrática da abertura do seu restaurante, vamos pular para a parte estrutural, a parte do trabalho “pesado”, onde suas escolhas podem influenciar todo o seu negócio – por isso preste atenção!

Eu separei em tópicos para ficar mais simples e direto, está bem? Só lembre-se de que aqui você terá uma visão geral, mas não total. O Brasil é enorme, os costumes e realidades são muito diferentes.

Por isso a ideia aqui é que você analise o quadro geral e veja o que encaixa com a sua localidade, com seus objetivos e até com a sua personalidade. Use o que tiver de melhor e mãos à obra!

Vamos lá:

Localização

localização de um restaurante de macarrão ao vivo é crucial para você ganhar dinheiro, hein? Por isso não se deixe levar pela emoção, nem escolha um lugar só porque o aluguel é barato demais.

O mais importante nessa situação é que você esteja em uma região com grande fluxo de pessoas que precisam se alimentar bem e barato.

Isso pode ser próximo a faculdades, próximo a centros comerciais com muitos prédios e escritórios, próximo a shoppings, ou até mesmo próximo a centros da cidade e a estações de trem/metrô/ônibus.

Quanto mais gente, melhor! Então analise com cuidado em que área você pode se instalar e faça um filtro das opções de acordo com valor, tamanho e estrutura possível.

Estrutura

Se tem uma coisa importante sobre como montar um restaurante de macarrão ao vivo é a sua estrutura! Não que ela precise ser grande ou muito elaborada, mas precisa ser organizada e suficiente para atender a necessidade e a demanda.

Basicamente um restaurante como esse é composto da área de recepção e salão para os clientes, o balcão expositor com todas as opções de complemento que já dá direto para a cozinha.

A possibilidade dos clientes verem todo o processo de preparo do macarrão dá ainda mais segurança e credibilidade ao seu negócio.

Também é importante ter uma área de depósito das matérias primas, um sanitário, um depósito para material de limpeza e também um espaço para cuidar da parte administrativa.

Equipamentos

Também não existe complicação na parte dos equipamentos para um restaurante de macarrão ao vivo. Você vai precisar, além da mesas e cadeiras para o salão, de equipamentos para a cozinha.

Entre eles estão:

  • Fogão industrial;
  • Geladeira;
  • Freezer;
  • Prateleiras;
  • Mesas de inox;
  • Panelas, pratos, talheres e copos;
  • Utensílios de cozinha;
  • Balcão expositor com vários compartimentos diferentes;
  • Computador, impressora e telefone.

Uma dica que eu tenho para te dar é que em algumas situações é possível (e até melhor) investir em equipamentos já utilizados. Com muita pesquisa dá para achar coisas boas e com preço bacana também.

Inove nos complementos!

Uma das coisas que mais chamam a atenção das pessoas que vão comer em um lugar como esse é justamente a possibilidade de fazer o seu prato com os ingredientes que mais gosta.

É por isso que você precisa investir pesado nessa questão! Isso faz parte de como montar um restaurante de macarrão ao vivo. Fuja do comum, seja inovador e traga coisas que deixem as pessoas com água na boca.

Lá na minha faculdade eram mais de 20 opções de complemento, cerca de três opções de massa e dois molhos: o branco e o de tomate que a gente já está bem acostumado.

Se você não cozinhar e for contratar um chef para isso, passe um tempo com ele inventando combinações para identificar os ingredientes que vai utilizar e até para fazer sugestões aos seus clientes.

Isso vai fazer uma tremenda diferença no dia a dia do seu negócio. São justamente esses detalhes que influenciam o todo!

Investimento

investimento para abrir um restaurante de macarrão ao vivo depende muito do tamanho, localização e da estrutura que você quer montar. Um negócio com tamanho pequeno, por exemplo, você consegue montar com cerca de R$15.000.

Também é importante lembrar-se do investimento pessoal! Agora você é o dono do negócio e precisa se dedicar de coração e alma! Trabalhar, ver novas oportunidades, trazer novidades… Está em suas mãos!

Agora é com você!

Se você queria saber como montar um restaurante de macarrão ao vivo, acabou de ter uma ideia bem maior e melhor, não é não?

Só que como eu falei lá no início, de nada adianta você aprender e ter um monte de informação na cabeça se não estiver disposto a colocar na prática, a agir e correr atrás dos resultados.

Então tenha coragem! Corra atrás sem medo e não pare até conseguir.

2 comentários sobre “Como montar um restaurante de macarrão ao vivo

  1. Oi se alguém se interessar eu tenho o trio drs com balcão refrigerado tudo em inox! fogão em inox e 200 pratos de porcelana novos, abri um restaurante e fechei com 3 meses por motivo de saúde e não dar conta da demanda.
    Aceito proposta 42.99943-2526

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *