Como fazer uma boa gestão de restaurantes?

Gerir bem o negócio é imprescindível para obter sucesso. Planejar, ser organizado e saber como está funcionando cada um dos processos internos e externos é fundamental para ver o seu empreendimento crescer. Saber como fazer uma boa gestão de restaurantes é mais do que necessário.
Fazer a gestão de um restaurante não é nem um pouco simples. É preciso analisar constantemente cada uma das variáveis das quais dependem o sucesso. O atendimento, por exemplo, é um ponto fundamental, já que a comida pode ser maravilhosa, mas se o atendimento for ruim, é bem provável que muitos clientes não voltem mais.
E foi pensando nisso que fizemos este post: te oferecer dicas práticas de gestão de restaurantes que você poderá começar a implementar no seu!

“Gerenciar corretamente é meio caminho andado para o sucesso do seu negócio”

1. Acompanhe os custos todos os dias

Um dos grandes problemas dos restaurantes é o desperdício de comida. Por conta disso, acompanhar tudo o que você perdeu, por dia, é imprescindível. Além desse tipo de custo, há outros como o pagamento de horas extras ou até mesmo um funcionário que faltou e você teve que contratar um terceirizado.

Esse é um dado importantíssimo para uma boa gestão financeira. Abrir o caixa do dia seguinte sabendo exatamente o quanto teve de custo e lucro no dia anterior são informações valiosas para equilibrar as contas.

2. Estabeleça metas

Além de ter um objetivo bem estabelecido, é importante determinar as metas de curto, médio e longo prazo. Quanto você quer faturar por dia? Quantas refeições quer vender por mês? Qual a porcentagem de crescimento que deseja para o próximo ano? Quer abrir uma filial?

Precisamos entender que, se não sabemos aonde queremos chegar, qualquer caminho estará bom. Dessa forma, ter metas é muito importante não apenas pela questão financeira, mas, principalmente, para garantir uma melhor gestão do seu negócio.

3. Invista em treinamentos

Investir nos seus funcionários é investir no seu empreendimento. Afinal de contas, ele é feito por pessoas, então nada mais lógico que investir nelas.

Os treinamentos são ótimas formas de mostrar para a sua equipe que você a valoriza e que, se investe, é porque confia nela. Além disso, todos os setores do seu restaurante se tornarão mais produtivos e oferecerão mais qualidade. Por exemplo, treinar os garçons para atender melhor os clientes certamente vai render muitas fidelizações em pouco tempo.

4. Faça a gestão de tributos

Os encargos trabalhistas, impostos dos serviços prestados, entre outros tributos, precisam ser pagos em dia. Além de evitar problemas com a fiscalização, você não gastará mais dinheiro com coisa desnecessária.

Portanto, fique sempre atento às suas contas. Organize-se, coloque tudo em pastas separadas para que a documentação seja facilmente encontrada, quando necessário. Anote todas as datas de pagamento, deixando a sua mente livre para focar em outros processos mais complexos.

5. Aposte em tecnologia

Quer aumentar a produtividade do seu restaurante e reduzir erros, como o preparo de uma refeição que pode ser servida para o cliente errado? Então, organize o seu dia a dia com a ajuda de bons softwares.

Os garçons, por exemplo, podem fazer o pedido dos clientes por meio de um software que está diretamente ligado à cozinha. Isso evita que um cliente que chegou bem depois de outro tenha sua refeição pronta antes daquele cliente que está aguardando há muito tempo.

Fazer a gestão de restaurantes não é algo difícil, basta seguir boas práticas e manter a organização de todos os setores. Isso pode dar um pouco de trabalho, mas usando recursos tecnológicos, tudo fica bem mais fácil.

Um comentário sobre “Como fazer uma boa gestão de restaurantes?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *