Como fazer uma boa gestão de restaurantes?

Gerir bem o negócio é imprescindível para obter sucesso. Planejar, ser organizado e saber como está funcionando cada um dos processos internos e externos é fundamental para ver o seu empreendimento crescer. Saber como fazer uma boa gestão de restaurantes é mais do que necessário.
Fazer a gestão de um restaurante não é nem um pouco simples. É preciso analisar constantemente cada uma das variáveis das quais dependem o sucesso. O atendimento, por exemplo, é um ponto fundamental, já que a comida pode ser maravilhosa, mas se o atendimento for ruim, é bem provável que muitos clientes não voltem mais.
E foi pensando nisso que fizemos este post: te oferecer dicas práticas de gestão de restaurantes que você poderá começar a implementar no seu!

“Gerenciar corretamente é meio caminho andado para o sucesso do seu negócio”

1. Acompanhe os custos todos os dias

Um dos grandes problemas dos restaurantes é o desperdício de comida. Por conta disso, acompanhar tudo o que você perdeu, por dia, é imprescindível. Além desse tipo de custo, há outros como o pagamento de horas extras ou até mesmo um funcionário que faltou e você teve que contratar um terceirizado.

Esse é um dado importantíssimo para uma boa gestão financeira. Abrir o caixa do dia seguinte sabendo exatamente o quanto teve de custo e lucro no dia anterior são informações valiosas para equilibrar as contas.

2. Estabeleça metas

Além de ter um objetivo bem estabelecido, é importante determinar as metas de curto, médio e longo prazo. Quanto você quer faturar por dia? Quantas refeições quer vender por mês? Qual a porcentagem de crescimento que deseja para o próximo ano? Quer abrir uma filial?

Precisamos entender que, se não sabemos aonde queremos chegar, qualquer caminho estará bom. Dessa forma, ter metas é muito importante não apenas pela questão financeira, mas, principalmente, para garantir uma melhor gestão do seu negócio.

3. Invista em treinamentos

Investir nos seus funcionários é investir no seu empreendimento. Afinal de contas, ele é feito por pessoas, então nada mais lógico que investir nelas.

Os treinamentos são ótimas formas de mostrar para a sua equipe que você a valoriza e que, se investe, é porque confia nela. Além disso, todos os setores do seu restaurante se tornarão mais produtivos e oferecerão mais qualidade. Por exemplo, treinar os garçons para atender melhor os clientes certamente vai render muitas fidelizações em pouco tempo.

4. Faça a gestão de tributos

Os encargos trabalhistas, impostos dos serviços prestados, entre outros tributos, precisam ser pagos em dia. Além de evitar problemas com a fiscalização, você não gastará mais dinheiro com coisa desnecessária.

Portanto, fique sempre atento às suas contas. Organize-se, coloque tudo em pastas separadas para que a documentação seja facilmente encontrada, quando necessário. Anote todas as datas de pagamento, deixando a sua mente livre para focar em outros processos mais complexos.

5. Aposte em tecnologia

Quer aumentar a produtividade do seu restaurante e reduzir erros, como o preparo de uma refeição que pode ser servida para o cliente errado? Então, organize o seu dia a dia com a ajuda de bons softwares.

Os garçons, por exemplo, podem fazer o pedido dos clientes por meio de um software que está diretamente ligado à cozinha. Isso evita que um cliente que chegou bem depois de outro tenha sua refeição pronta antes daquele cliente que está aguardando há muito tempo.

Fazer a gestão de restaurantes não é algo difícil, basta seguir boas práticas e manter a organização de todos os setores. Isso pode dar um pouco de trabalho, mas usando recursos tecnológicos, tudo fica bem mais fácil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *