GERENTE DE RESTAURANTE: APRENDA FAZER O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO RESTAURANTE ou BAR MENSURANDO OS INDICADORES DE PERFORMANCE

Um restaurante/bar de alta performance precisa, além de um menu de qualidade e uma equipe bem preparada, de um gerente de alto nível. A rotina de um gerente de restaurante incluem coordenar e treinar toda a equipe, fazer os pedidos junto aos fornecedores, montar a escala de trabalho, controlar o estoque, organizar as normas de higiene e segurança alimentar, além de outras minúcias que surgem na ausência dos donos.

Por esses motivos que um gerente precisa ser um bom líder, um bom ouvinte e principalmente um aprendiz, buscando sempre aprimorar-se e obter mais conhecimento para executar todas as competências de um gerente de restaurante.


Uma ótima forma de poder mensurar esse trabalho é através de indicadores de performance, que como o nome mesmo diz, irão lhe indicar se os caminhos que estão sendo escolhidos são bons ou a estratégia precisa mudar. Separamos os 5 principais indicadores e como usá-los. Confira. 


1. Indicadores de lucro do restaurante

O objetivo de todo negócio é obter lucro e você só saberá se isso está acontecendo se você calcular o percentual de lucro sobre o faturamento da casa. Apenas com esse cálculo é que você identifica se o caminho seguido está dando certo.

2. Ticket médio do restaurante

Esse indicador permite que você analise a dinâmica de vendas do seu restaurante ou bar através do comportamento do cliente.


Pelo ticket médio você terá as informações de cada pessoa que frequentou o estabelecimento e o que elas consomem e com esses dados agir de forma estratégica para melhorar as relações com o cliente e as vendas. Caso o ticket esteja muito baixo, é hora de rever sua estratégia.

3. Nível de entrega do delivery

Este indicador te mostra de forma mais exata uma das operações diárias do restaurante que é o tempo de entrega dos pratos. Essa é uma análise muito importante por estar diretamente ligada a satisfação do cliente e te mostrar o desempenho de cada área do estabelecimento, de forma a identificar as deficiências e solucioná-las.

4. Índice de turnover de funcionários do restaurante

Medir os fatores internos é tão importante quanto os que atingem a clientela, por isso é preciso medir também os processos mais internos como o grau de rotatividade dos colaboradores. Através desse índice você poderá entender possíveis focos de crise.

Estas e outras questões são abordadas em nossos treinamentos on-line. Quer ter acesso a todo os nossos cursos em vídeos, e-book, planilhas de controle e muito mais? Acesse o CONTEÚDO PREMIUM e conheça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *