9 dicas para montar o cardápio do restaurante

4 – Composição do cardápio

Como foi dito anteriormente um cardápio deve ser harmonioso em suas características. É esta harmonia que despertará o desejo do cliente em consumir os pratos oferecidos. O cardápio basicamente deve procurar atender os seguintes aspectos:

 1. COR: Os alimentos que irão compor a refeição, deverão oferecer variações de cores, oferecendo cores vivas para maior colorido do prato.

2. FORMAS: As formas de cada ingrediente devem ser variadas, apresentando cortes diferentes para causar um bom impacto visual. Alguns cortes tradicionais são: Bastonetes, cubos, tiras, fatias, rodelas, postas, brochetes, escalopes, etc.

3. SABORES: Os sabores devem ser colocados em evidência. Ácido, salgado, doce, azedo, amargo. Vale lembrar que tudo em exagero também não agrada.

4. TEXTURA: A variedade na textura dos alimentos fará com que o cardápio não se torne monótono, sendo assim, os alimentos devem ser servidos variados: Líquidos, cremosos, secos, crocantes, moídos, úmidos, etc.

5. TEMPEROS: Além de darem sabor, dão também características definidas aos pratos.

6. VARIEDADE: A variedade de alimentos em um prato é muito importante para que o cliente posso degustar vários alimentos ao longo do cardápio. Não é recomendado por exemplo que se monte um prato com salada de batatas, purê de batata e nhoque.

7. TIPOS DE PREPARO:   A maior variedade na forma de preparo, enriquece um cardápio; portanto, deve-se sugerir: Uns pratos crus, assados, fritos, cozidos, grelhados, braseados e etc.

8. TEMPERATURAS:   É importante que os alimentos que devam ser servidos quentes, estejam realmente quentes e aqueles que devam ser servidos frios, não estejam em temperatura ambiente. Neste caso o trabalho integrado entre os garçons e a cozinha deve ser perfeito.

9. Cardápio Balanceado

Uma das grandes tendências atuais dos consumidores é manter o equilíbrio nutricional de sua dieta. O cardápio deve oferecer opções suficientes que permitam ao cliente balancear a sua dieta com os nutrientes necessários para o consumo diário. Evite ter um cardápio com excesso de frituras, ou excesso de massas. É obvio que uma casa especializada em massas terá em grande parte de seu cardápio uma grande variedade de massas, mas isto não o impede de oferecer pratos mais leves acompanhados de saladas ou grelhados para satisfazer a necessidade dos clientes. Mantenha o equilíbrio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *