3 frases que seus garçons estão dizendo aos clientes que podem estar doendo no bolso do seu restaurante
- Começa com “Boa noite, já querem fazer algum pedido?”
- Quando um cliente pergunta “O que há de bom aqui?”, O garçom responde “Tudo”.
- Logo depois que a comida chega, o garçom ou até mesmo o gerente para e pergunta “Como está tudo?”
Todos esses são clichês chatos, previsíveis e superutilizados que os clientes ouvem repetidas vezes. O problema é que essas expressões reduzem as chances de que qualquer conversa significativa e de construção de um relacionamento entre seus garçons e seus clientes. E isso é ruim para o seu restaurante.
Quando os garçons iniciam com conversas inteligentes e personalizadas, muitas coisas poderosas começam a acontecer. As pessoas pensam, um diálogo realmente significativo começa a acontecer, seus clientes se conectam com seus garçons e começam a se sentir mais apreciados e cuidados.
E o que os clientes costumam fazer quando se divertem e se sentem apreciados? Eles geralmente ficam mais inclinados a aceitar as sugestões do garçom e também a voltar ao seu restaurante com mais freqüência.
Use suas reuniões pré-turno para discutir maneiras pelas quais seus garçons podem melhorar suas interações com seus clientes.
“Oi meu nome é . . .” A verdade é que depois que os convidados estão sentados eles não se importam com o nome do garçom. Eles só querem ter uma sensação rápida de que serão atendidos. Por que não uma saudação como “Oi, seja bem-vindo ao TEDGRILL, estou tão feliz que você decidiu se juntar a nós hoje à noite.” Isso coloca o foco onde deveria estar, no convidado e não no garçom.
Faça com que sua equipe pratique suas saudações à mesa com um sorriso brilhante e contato direto com os olhos e você estará quilômetros à frente da maioria de seus concorrentes.
O que é bom aqui? Treine sua equipe para descrever 2 ou 3 itens populares que você faz muito bem ou melhor ainda, peça-lhes que recomendem algo de que gostem. Qualquer coisa menos “tudo”.
Como está tudo? Depois que a comida é servida, faça com que seus garçons pratiquem perguntas específicas e inteligentes que dizem respeito ao que seus convidados pediram. “Seu atum está cozido do jeito que você gosta?”, “Alguém precisa de mais molho barbecue?”, “Você já provou o bisque de lagosta?” Mais uma vez, qualquer coisa, menos “Como está tudo?”
Quando há uma conversa significativa, conexões humanas acontecem e os relacionamentos são feitos para que os clientes se sintam valorizados e apreciados. (Você verá então que os próprios clientes vão querer saber o nome do seu garçons para que eles possam solicitá-lo da próxima vez.)
Quer ter uma vantagem competitiva no seu mercado em relação aos seus concorrentes? Comece criando uma equipe de atendimento mais acolhedora, amigável e de conversação.