Administrar um restaurante pode ser uma tarefa desafiadora, mas com um bom planejamento, organização e habilidades de gerenciamento, você pode alcançar o sucesso. Aqui estão algumas ferramentas que selecionamos para ajudá-lo a administrar um restaurante de forma eficaz:
1 – Controle Financeiro: Um restaurante ou qualquer outro empreendimento sem o mínimo de controle financeiro está fadado ao fracasso. Não basta apenas lançar as vendas e as despesas em uma planilha e não analisá-las. Esta ferramenta de análise e controle financeiro ajuda na avaliação das receitas, despesas, lucratividade, margem de CMV dentre outros parâmetros. Também é possível ver através de gráficos a evolução das receitas, despesas e lucratividade ao longo de um período, o que ajuda na compreensão consolidada e ajudando na tomada de decisões.
2 – Escolha uma equipe que vende: Contrate funcionários qualificados e com experiência no setor alimentício. Garçons, cozinheiros, atendentes e outros membros da equipe devem ser treinados para oferecer um excelente serviço ao cliente e além de tudo saber potencializar as vendas.
3 – Ofereça um menu atrativo: Desenvolva um cardápio variado, com pratos de qualidade que atendam às preferências do seu público-alvo. Um cardápio deve conter opções diversas de nutrientes, variando entre carboidratos, proteínas, gorduras e fibras. Na ferramenta de cardápio abaixo é possível encontrar centenas de receitas organizadas por modo de preparo, tipo de alimentos e grupos de produtos como guarnições, saladas, carnes, sobremesas e sucos
4 – Tenha o Controle do custo da sua produção – Para saber precificar um prato do menu é necessário conhecer os custos de todos os seus ingredientes e qual o impacto de cada produto dentro do custo do prato a ser vendido. A ficha técnica é uma ferramenta poderosíssima que apresenta o custo da receita, a margem de lucro que está sendo aplicada, além de auxiliar na padronização dos pratos e ajuda bastante a entender qual se a margem de lucro que está sendo aplicada está correta ou se o prato precisa ter seu preço reajustado
5 – Controle é a chave do sucesso – Ter um conhecimento pleno de todo os insumos que fazem parte do estoque do restaurante é fundamental para a lucratividade de todo restaurante. O controle de estoque ajuda a organizar a entrada e saída de mercadorias, auxiliar no processo de compras, ajuda a encontrar fontes problemáticas de desperdícios, roubos e perdas de mercadorias
Dentro do portal da GR Gestão de Restaurantes é possível encontrar estas e outras dezenas de ferramentas que são fundamentais e de uso diário para qualquer administrador de restaurantes.
Lembre-se de que administrar um restaurante é um processo contínuo de aprendizado e adaptação. Mantenha-se comprometido, dedicado e focado em oferecer a melhor experiência possível aos seus clientes.